A coleção de livros Conto Azul* engloba a visão particular de oito autores sobre várias facetas do território oriental de Lisboa, em especial, a freguesia de Marvila. Estes livros espelham na sua diversidade a multiplicidade do território sobre o qual se debruçam - da arte à história, da natureza aos seus habitantes. Em comum têm o método de impressão - a cianotipia - num convite à exploração e experimentação do desenvolvimento das potencialidades do objeto-livro, da criação da imagem à encadernação.
Um dos maiores bairros de barracas, dos finais do século XIX e início do século XX, conhecido por Bairro Chinês, situava-se em Marvila. A construção caótica e ilegal de barracas, em madeira e chapa, era feita clandestinamente de noite. Esses abrigos distribuídos por ruelas muito estreitas, eram pouco a pouco e invisivelmente revestidos em tijolo e por dentro surgiam casas. 
‘Crisálida’ baseia-se na história da migração e no processo de ocupação operária de terras e zonas em ruínas de Lisboa oriental, desse período. 
Este livro, feito em cianotipia, ilustra a poética da nossa frágil condição e simultaneamente o poder de adaptação a um lugar, numa constante perda e transformação da nossa morada.
projeto desenvolvido pelo atelier Imagerie - Casa de Imagens
Título: Crisálida. Autora: Ana Filipa Garcia. Edição: Imagerie – Casa de Imagens, 2018. Exemplares/Tiragem: 3 exemplares + 1 prova de autor + 1 exemplar hors de commerce. Impressão: impresso artesanalmente em cianotipia. Nº de páginas: 14 + 4 mapas turcos + 2 bolsas com ilustrações soltas. Dimensão: 17 x 23,5 cm Suporte/Materiais: papel Fabriano Watercolour 200 g/m2, cartão prensado, tecido de encadernação (cinzento ou azul), cartolina cinzenta. Encadernação: leporello com mapas turcos e bolsas com ilustrações soltas, capa rígida e manga destacáveis, encadernado à mão. Coleção: Conto Azul, Apoio: Câmara Municipal de Lisboa Parcerias: Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa5D_CreativeHub.

You may also like

Back to Top